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Hoje o que mais estamos cansados de saber, é que o comportamento do consumidor mudou. E já virou um disco arranhado dizer que é por causa da internet e toda a tecnologia da informação. Mas você sabe que comportamento é esse, que hábitos todos os seus potenciais clientes têm?  Eu vou te dizer nesse texto.

Na internet mundial das coisas, os usuários têm o mesmo comportamento. Em qualquer parte do mundo as pessoas têm os mesmos hábitos na internet, e esses mesmos hábitos eu tenho, você tem, seus amigos e familiares também têm.

Quais são esses hábitos?

  • Você usa os Mecanismos de Busca para pesquisar algo do seu interesse;
  • Você acessa as Midias Sociais, seu perfil no Facebook, ou LinkedIn, Google+ e assiste canais no YouTube;
  • Tem pelo menos uma conta de E-mail que você olha diariamente;
  • Nas pausas e momentos de estudo, você consome muito Conteúdo na internet.

Você pode estar pensando “ah! Grande novidade Jônatas… todo mundo sabe disso”.
Mas já parou para pensar que o seu cliente também tem esses mesmos hábitos?

Esse é o resumo de todo o comportamento do usuário:

  • Fazer pesquisas
  • Ver as Redes Sociais
  • Acessar E-mail
  • Ler Conteúdo

Todos os dias eu acesso o computador, olho minha caixa de e-mail, vejo meu Facebook, leio algum artigo que me interessa, compartilho alguma informação, respondo e-mails, pesquiso o endereço de alguma loja no Google, vejo vídeo no youtube, acesso o meu LinkedIn, pesquiso as avaliações de um produto que eu quero comprar… é isso que nós fazemos o tempo todo. E seu potencial cliente também.

Então como trabalhamos as vendas on-line, para alcançar esse usuário e transforma-lo em um consumidor? Simples:

  • Se você consegue fazer uma estratégia para quando os usuários estiverem nos mecanismos de busca, pesquisando por algo, você ou sua empresa aparecer, já tem um ponto.
  • Se você consegue atingir os usuários nas redes sociais, conversando com os amigos, vendo o feed de notícias, e fazer com que sua empresa apareça, tem outro ponto!
  • Se você conseguir mostrar sua empresa/marca/ideia no momento que a pessoa está lendo um bom conteúdo, já ganhou mais um ponto.
  • E se você consegue o e-mail dessa pessoa interessada, para conversar diretamente com ela, você ganhou mais um ponto e entrou no ciclo do comportamento do consumidor!

Agora me responda: quantos pontos você têm?
Se eu pesquisar no Google, encontro facilmente a sua empresa?
Nas mídias sócias, como está a presença da sua marca interagido com os usuários?
Você tem um blog? Passa conteúdo relevante para o seu público?
Tem uma lista dos e-mails dos seus clientes, para conversar diretamente com eles?

Se você não tiver a maioria desses pontos, ou nenhum deles, não se preocupe. Você não está sozinho.
Esse é o problema de mais 90% das empresas brasileiras: quando fazemos uma análise da presença online da empresa, vemos que não estão usando todo o potencial da internet, e por isso não têm bons resultados.

Agora que você finalmente sabe qual é o comportamento do consumidor online, está na hora de trabalhar para atingi-los todos os dias e vender. A propósito, eu já mostrei aqui no blog como se cadastrar no Google My Business, e passar informações importantes para quem pesquisar pelo seu negócio no Google.

Em outros textos vou falar mais sobre o comportamento do consumidor on-line, e como você pode atingi-lo para vender todo os dias!

Abraço.