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Se ainda há muito o que crescer em VENDAS ON-LINE nos EUA, imagine no Brasil…

Na terra do Tio Sam vemos uma verdadeira guerra de ecommerces gigantes como a Amazon e Walmart, na tentativa de pegar de volta a fatia que o e-Bay tomou à força.

Mesmo assim eles continuam crescendo graças as novas estratégias, novos canais de venda, novos serviços, experiência agradável e indo atrás do que os consumidores querem.

Em lojas físicas o Wal-Mart sempre dominou, vendendo mais de um bilhão de mercadorias todo dia. Porém no mundo online fica bem atrás da concorrência, com menos de um sexto das vendas da Amazon.

O que ele fez agora para anunciar um crescimento de 11,8% em vendas online no segundo trimestre?

INVESTIMENTO
Monte um site lindo, configure redes sociais, faça postagens bonitinhas e frases de efeito, compre tráfego e apareça nas buscas. Isso fará os clientes caírem do céu. Na verdade você pode esperar sentado, pacientemente…

O investimento que a Walmart fez de bilhões durante os últimos anos, impulsionou todas as novas estratégias, novos canais de vendas e novas tecnologias, para hoje conquistarem o que merecem: consumidores fiéis.

Dizemos que esse retorno está relacionado a tríade do investimento:
Retorno x Escopo x Investimento.

– Para retorno a curto prazo, é necessário um escopo maior de trabalho e um investimento maior.

– Para retorno a longo prazo, é possível com um escopo menor e um investimento menor.

Uma vez tendo consciência de que investir é indispensável, e precisando fazer isso rápido, a Wal-mart seguiu um plano muito bem estruturado:

1 – Maior variedade de produtos online
Adicionando 1 milhão de produtos por mês.

2 – Mercearia/Super mercado online
Expandiu agressivamente o seu serviço de entrega grátis, apenas para produtos de mercearia comprados online.

3 – Shipping Pass
Serviço de assinatura para… entregas??? A um custo anual de $50, a Walmart oferece entregas “gratuitas” em até três dias, para os pedidos feitos no site. Esse serviço é concorrente de um similar da Amazon.

4 – Walmart Pay
Um serviço próprio de pagamentos móveis, para expandir as opções dos consumidores e aumentar a velocidade de saída das lojas. Um app gratuito para iOS e Android.

5 – Aumento de pessoal
Com os novos canais e tecnologias, o trabalho de varejo ficou mais complexo. Para isso a Walmart investiu bilhões em mão de obra qualificada, para interagir com os consumidores, auxiliar no uso do app e novos serviços, bem como para acompanhamento de estoque e logística.

A sua empresa não precisa investir milhões hoje, para abocanhar uma fatia maior do mercado. A sorte de muitos empresários com potencial de crescimento, é que pouquíssimas das grandes empresas estão utilizando adequadamente as estratégias online, para vender mais. Um conhecimento que poucos tem no Brasil.

Mas no mar competitivo precisamos lembrar de uma coisa: A empresa que investir mais por um cliente, é quem vai fechar essa venda.

No entanto se investir por investir, isso mais atrapalha do que ajudar. Para o dinheiro não escorrer pelo ralo, é preciso um planejamento adequado, aliado a estratégia de vendas on-line que vai impulsionar as vendas.

Logo irei compartilhar com você um pouco dessas estratégias.