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No primeiro texto dessa série “4 Semanas para Desenvolver o seu Negócio na Internet (corretamente)”, eu falei sobre o ponto de partida essencial para o sucesso do seu negócio na internet: o Posicionamento. Aqui nesse texto eu vou te mostrar como melhorar a sua Presença Online. Ou se você não tiver uma, nós vamos começar a construí-la agora. Preparado?

O primeiro exercício que você fez foi definir o seu Posicionamento:

  • Como você quer que as pessoas te percebam;
  • Qual imagem as pessoas terão do seu negócio;
  • Tem uma solução específica para um problema específico;
  • Desenvolveu um estilo e tem um diferencial.

O seu Posicionamento sempre deve estar relacionado a solucionar um problema. E essa percepção das pessoas te associarem com uma solução específica, será validado com a sua Presença Online, que é a participação que o seu negócio tem nas plataformas da internet: Redes Sociais, Blogs, Fóruns de Discussões, Vídeos etc.

Cuide da sua imagem

E aqui vai algo complementar ao Posicionamento do seu negócio: é o seu Posicionamento como pessoa, a sua imagem. Como está o seu posicionamento como pessoa? O que você compartilha condiz com a imagem que você quer transmitir? Pode parecer bobagem, ou até mesmo clichê falar de cuidados com a imagem. Porém muitos empresários são a cara do seu negócio, e um posicionamento errado nas redes sociais pode afastar oportunidades. Então é importante ter um certo cuidado com postagens, comentários, participação em grupos e com o que compartilha no seu perfil. Pense sempre que você está construindo uma reputação.

O primeiro público relevante que você precisa criar um relacionamento, são as pessoas que estão perto de você, seus familiares, seus amigos, colegas de trabalho e pessoas com que você interage nas mídias sociais. Postar coisas que façam as pessoas participarem da sua vida, mas que crie uma conexão de valor com o seu posicionamento.

Você como profissional e empreendedor, vai construir um posicionamento pessoal referenciando o seu produto ou serviço, por exemplo:
– Imagine que você tem um Consultório Odontológico, então você precisa ser referência em saúde bucal para as pessoas que estão perto de você.
– Você tem uma academia de musculação, logo você precisa ser referência em saúde e bem estar, alimentação balanceada e treino.
– O dono de uma Agência de Publicidade precisa ser referência em comunicação e criatividade.

Você já deve ter visto nas redes sociais ou blogs de humor, a imagem abaixo do filme Piratas do Caribe, sendo compartilhada como meme de alguma profissão.

Presença online

Muitos profissionais não gostam quando seus conhecidos pedem favores que exploram suas habilidades profissionais, o seu ganha pão, porque tem gente que chega até mesmo a pedir para fazer trabalhos de graça. Existe aquela impressão de que as pessoas não valorizam o trabalho do profissional. Mas eu quero te dizer que esse valor quem cria é você. As pessoas estão te reconhecendo como uma referência na sua área, e a sua imagem, postura profissional, posicionamento pessoal e os resultados que você entrega, é que gera valor para o seu negócio.

Com o seu Posicionamento pessoal, é muito mais fácil fazer novos negócios. As pessoas param de “pedir favores” e passam a te valorizar pelos resultados que você entrega. E esse resultado que você entrega é o conteúdo que você produz e compartilha para as pessoas. Então leve muito a sério tudo que você posta, cuide da sua imagem na internet, para ter um posicionamento inicialmente com as pessoas que já te conhecem, já sabem que você é um profissional ou tem um negócio.

Alinhamento da Presença Online

A participação do seu negócio na internet precisa ser coerente com o seu Posicionamento. Tudo que você faz, seja como profissional ou em nome da sua empresa, precisa estar em conformidade com o objetivo que você quer alcançar. Tudo precisa fazer sentido para as pessoas.

Uma vez que o a sua Presença Online é coerente com o seu Posicionamento, você começa a criar autoridade na área de atuação. Uma Presença Online bem planejada, é capaz de mudar totalmente o rumo do seu negócio para melhor.

Lembra do exemplo de Posicionamento de uma Academia, que comentei no início dessa série? Se não viu, clique aqui. Essa academia se posicionou na localidade através de treinos intensos de fisiculturista, que qualquer aluno consegue fazer e ter resultado, é o “Treino Flagelo”. A Presença Online dessa academia é coerente, tudo que os donos postam e compartilham nas mídias sociais, está em conformidade com como eles querem ser reconhecidos: postam fotos e vídeos dos treinos, receitas anabólicas, muitas fotos em participação de eventos de fisiculturismo, interagem nos grupos respondendo dúvidas, incentivando as pessoas a frequentarem academias e convidam para fazer um treino na academia deles. Então sempre que uma pessoa precisar de um treino intenso, com resultado programado, de quem ela vai lembrar?

Você tem se relacionado com o seu público alvo? O seu negócio interage com os clientes? E com está o seu relacionamento de valor com os clientes em potencial? Lembre-se, a sua Presença Online precisa ser coerente com como você quer ser percebido no mercado.

Onde construir a Presença Online

A internet está repleta de plataformas para construção de uma Presença Online. Veja alguns canais que você precisa estar presente, para desenvolver o seu negócio na internet:

  • Redes Sociais
  • Blog
  • Fóruns
  • Vídeos

Redes Sociais: Em quais redes sociais a sua empresa está hoje? Não apenas isso, mas você está utiliza o Facebook de maneira estratégica, para engajar o seu público e leva-lo para uma ação? Se você compartilha qualquer conteúdo simplesmente porque “tem a ver” com o seu negócio, mas não consegue engajar, então é preciso elaborar uma linha editorial, determinar metas e estratégias específicas.

Além do Facebook, que hoje é a rede social mais utilizada, há outras que a depender do negócio você também pode desenvolver o seu Posicionamento. O Instagram, por exemplo, gera muito engajamento para academias de musculação, Personal Trainers, Atletas, Nutricionistas e todos os envolvidos com a área fitness. Essa é uma das áreas com maior representatividade no Instagram.

O LinkedIn é bom para negócios B2B. Mas não limitado ao LinkedIn, pois o Facebook e Youtube também conseguem gerar um ótimo resultado para negócios B2B.

Seja qual for as Redes Sociais que o seu negócio está, as suas postagens precisam passar o seu Posicionamento e levar o público para uma ação: clicar no link, fazer um cadastro, conhecer o seu produto ou serviço, assistir um vídeo ou comprar.

Mas você não precisa esperar ter uma linha Editoria estratégica, para começar a sua presença online. Desde já você pode começar a prestar atenção no que você tem postado, o que comenta, como você tem participado dos grupos, o que tem escrito, a forma como escreve, como está cuidando da sua Presença Online nas redes sociais.

Blog: O Blog é uma das principais ferramentas para entrega de conteúdo e levar o público para uma ação. Para todo planejamento que envolva venda de produtos ou serviços, o Blog bem estruturado e com conteúdo relevante para o seu público, sempre será uma excelente estratégia e um grande gerador de resultados. Não é à toa que as grandes empresas e grandes profissionais têm um ou mais blogs atrelados ao negócio, pois é uma plataforma oficial de distribuição de conteúdo, e é um local onde você constrói a sua autoridade.

O conteúdo sempre foi e sempre será o maior gerador de Autoridade, mas se não for feito da maneira correta não vai despertar o interesse das pessoas, logo você não terá resultado algum. Para elaboração da estratégia de conteúdo, primeiramente você vai criar valor entregando informações úteis para um problema específico, algo que o público se interesse e queira. Depois direcionar para uma ação.

Conforme a geração de autoridade, distribuindo conteúdo no seu blog, maiores serão as chances das pessoas responderem a uma chamada para ação e você fazer mais negócios.

 Fóruns: Além dos grupos no Facebook, existem os Fóruns onde as pessoas se juntam por interesse para discutirem diversos assuntos relacionados: fórum sobre musculação, fórum de jogos, estética, dieta, politica, finanças, publicidade etc. É um canal onde as pessoas fazem muitas perguntas.

Nos Fóruns da sua área, primeiro você pode acompanhar e ver quais são as principais dúvidas, e a medida que você se sentir bem começar a responder e interagir mais. Rapidamente você se torna um dos membros mais ativos, sendo reconhecido pelas respostas e ajuda que dá aos outros membros dos fórum. Vai conhecer mais pessoas e aumentar a sua reputação.

Vídeos: As pessoas adoram vídeos. Se você entra no YouTube, não é por outro motivo a não ser para procurar por vídeos, seja para consumir um conteúdo da sua área, aprender alguma coisa nova ou entretenimento.

Muitas empresas e profissionais utilizam os vídeos para vender produtos e serviços. Cito o exemplo da Magazine Luiza, que faz vídeos principalmente para o departamento de informática, assim como diversos profissionais e empresas que fazem vídeos sobre os seus serviços.

Você não precisa sempre mostrar o seu rosto nos vídeos, principalmente no caso de empresas em que o dono não quer que a empresa seja reconhecida por ele, mas pela marca. Você pode fazer apresentações de Slides, explicando o conteúdo planejado, e também pode fazer uma captura ensinando um passo a passo, como eu fiz no vídeo sobre como configurar o Google meu Negócio.

Além das citadas, existem outras plataformas de distribuição de conteúdo. Você pode fazer montar uma apresentação em slides e publicar no Slideshare, gravar podcasts e distribuir no seu próprio blog ou plataformas específicas.

O mais importante é que você precisa ter uma presença online, o seu negócio precisa começar a ser visto. Porém quando ser visto, precisa ser com o Posicionamento que você definiu.

Análise de Presença Online

Apenas criar uma página no facebook não é o suficiente, nem começar postar qualquer conteúdo ou gravar um vídeo sem planejar o script. É necessário elaborar estratégias que funcionam, para cuidar da sua presença online de maneira eficaz.

Porque uma coisa é certa: os seus concorrentes também têm página no facebook e produzem conteúdo relevante para o blog. O que faz uma empresa ter uma Presença Online melhor do que a do concorrente, é o planejamento estratégico que a faz atuar de maneira eficaz em cada uma das plataformas, para que haja resultado.

Para começar uma estratégia assertiva de Presença Online, é preciso analisar a sua concorrência. E se você não tem redes sociais e nem blog, trabalhar com projeções em cima dos concorrentes é a melhor maneira de saber qual o nível que você quer que o seu negócio atinja.

Você deve analisar como está a presença online dos seus concorrentes, qual o posicionamento deles, quais são as plataformas que participam, como fazem contato com o público nas redes sociais, como é o conteúdo que escrevem e compartilham, quais as chamadas que utiliza, dentre outros detalhes.

Uma Análise de Presença Online completa, vai direcionar as suas estratégias de comunicação e engloba:

  • Avaliação de como o seu negócio está posicionado, bem como identificar como os seus concorrentes também estão posicionados;
  • Levantamento de todas as plataformas que a empresa e concorrentes estão presentes;
  • Análise de SEO da Empresa e da Concorrência;
  • Avaliação Onpage e Offpage do site da empresa;
  • Análise de Autoridade do Site;
  • Dificuldade de palavras-chave e volume de buscas;
  • Análise SWOT (Pontos fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades).

Organizando essas informações, você terá um diagnóstico completo da situação do seu negócio na internet. E a partir daí você vai começar a pensar em uma estratégia de comunicação voltada para o seu público-alvo.

Você já sabe qual é interesse do seu público-Alvo? Qual conteúdo pode ser relevante? Como você pode dialogar com o consumidor? Quanto mais você conhece o seu público, mais terá  conhecimento dos seus interesses, dores, desejos e necessidades. Então na sua estratégia de Presença Online, precisa constar como irá desenvolver um relacionamento com o consumidor e criar laços com ele dentro do ambiente online, como já falei no texto sobre O Comportamento do Consumidor Online.

Fazer uma Análise de Presença Online, incluindo a presença online dos seus principais competidores, bem como coletar informações de posicionamento no Google e demais dados importantes, não é uma tarefa simples. É preciso ter domínio de ferramentas específicas e saber exatamente o que verificar, apresentando riscos e oportunidades.

Essa Análise de Presença Online é a primeira coisa que eu faço quando inicio o projeto de um novo cliente, e estarei abrindo a oportunidade de fazer uma análise gratuita da sua empresa. Não poderei fazer isso por muito tempo, então se você quiser que eu faça uma Análise de Presença Online da sua empresa, clique no botão abaixo e escreva um pouco sobre o seu negócio, link do site e redes sociais, bem como os seus principais concorrentes, que irei responder informando quando e como será feita entrega e apresentação da análise.

[Solicitação de Análise nesse Artigo estão encerradas]